segunda-feira, 4 de maio de 2009

Biografia


António Inácio da Cruz

António Inácio da Cruz nasceu em Grândola em 1876. Era filho de Francisco António da Cruz e de Maria Inácia Pereira. A fortuna que herdou dos seus progenitores foi toda ela doada á Santa Casa da Misericórdia de Grândola.
Foi um homem reservado e com poucos amigos, mas sempre pronto a ajudar os necessitados. Como não teve descendentes, deixou o seu património ao concelho. Em testamento ficou expressa a sua intenção de ser criada uma fundação com o seu nome, que administraria os bens legados. Os lucros obtidos pela Fundação através da exploração do património, revertiram para as obras da instituição: auxilio a estudantes necessitados de Grândola que tivessem boas notas e também para a construção e manutenção de uma escola de ensino técnico agrícola ou industrial. Durante os anos seguintes, foram dados apoios a alunos necessitados do concelho e em 1964 foi inaugurada a Escola Secundária António Inácio da Cruz. A escola foi totalmente custeada e gerida com o dinheiro da Fundação.

António Inácio da Cruz pereceu vitima de leucemia, a 3 de Abril de 1955, com 78 anos. Está sepultado no cemitério de Grândola. Com o seu nome, existe em Grândola uma escola e uma avenida. No jardim 1º de Maio encontra-se um busto em sua homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário